Artigos
Colunas cromatográficas e Farmacopeias
Primeiro de tudo é preciso entender que as indústrias farmacêuticas dão preferência para utilizar em seus procedimentos, métodos contidos em monografias de farmacopeias oficiais, simplesmente porque, segundo a RDC 166/2017,…
Espectrometria de Massas
O resultado obtido nesta análise é um espectro que contém informações sobre a razão massa/carga (m/z) dos íons analisados, com isso, temos a informação de qual é a massa molecular…
Análise de DMF / DIFA
DMF (Drug Master File) é o conjunto de documentos relativos ao insumo farmacêutico ativo que contém as informações sobre: a fabricação, caracterização, controle de qualidade, substâncias de referência utilizadas, embalagem…
Técnicas Espectrométricas
O princípio básico da espectrometria é a emissão de um feixe de energia e, conforme a resposta da molécula a essa perturbação, um sinal é gerado, resultando em um espectro….
Cromatografia na indústria farmacêutica
Falamos bastante por aqui sobre HPLC, sigla para High Performance Liquid Cromatography, em português, Cromatografia Líquida de Alta Eficiência, CLAE. Esta, sem sombra de dúvidas é o tipo de cromatografia…
Eluição em HPLC
Uma das grandes dúvidas dos desenvolvedores de métodos para cromatografia líquida é: Quando devo utilizar um método com eluição isocrática e quando utilizar o gradiente de fase móvel?
Produto de degradação
Antes de tudo, vamos entender o conceito de produtos de degradação de um fármaco e o porquê eles são controlados nos estudos de estabilidade e na rotina de controle de…
Aditivos na fase móvel
Certamente você utiliza esses aditivos constantemente, mas sabe o real motivo deles estarem ali? E você desenvolvedor de métodos, sabe como escolher o mais adequado para seu projeto?
Colunas cromatográficas
As colunas utilizadas nas análises cromatográficas são as grandes responsáveis pelo poder de separação do conjunto sistema/método. Nesse sentido, o objetivo de todo analista é maximizar sua vida útil e…
Etapas do estudo prévio
Desenvolver um método analítico consiste na determinação de procedimentos que nos permitem criar metodologias para avaliações quali e quantitativas de determinados analitos presentes em uma matriz.